quarta-feira, 8 de julho de 2009

Projecto Dadus

Olá outra vez. Como a mensagem anterior já ia longa, optei por escrever outra mensagem. O Projecto DADUS foi desenvolvido pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), no âmbito de um protocolo assinado em 2007 com o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, aspira a sensibilizar os alunos para as questões de protecção de dados e da privacidade, promover uma utilização consciente das novas tecnologias e desenvolver a consciência cívica dos jovens.
O Projecto DADUS é dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, para crianças entre os 10 e os 15 anos. Foi lançado publicamente, para as escolas públicas do continente, no dia 28 de Janeiro de 2008. A CNPD promoveu a assinatura de protocolos idênticos com as autoridades educativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que vieram a ser celebrados, respectivamente, em 6 de Março e 16 de Maio de 2008, para que tal fosse alargado à totalidade do território nacional.
Trata-se de um projecto pioneiro ao nível europeu. O Projecto DADUS afigura-se um investimento nas novas gerações, já nascidas na era digital, para que cresçam, usando da melhor forma todos os instrumentos que têm à sua disposição e conhecedoras dos seus direitos fundamentais.
O Projecto DADUS tem duas componentes principais: a escolar, através da disponibilização de conteúdos temáticos aos professores destinados aos alunos; e a extra-escolar, através da criação de um blog para a interacção directa com os alunos. Para a componente escolar, a CNPD desenvolve Unidades Temáticas de protecção de dados, que contêm uma sistematização dos tópicos a trabalhar, fichas de apoio informativas para os professores, para os habilitar a dar as aulas, sugestões de actividades a dinamizar com os alunos, materiais de trabalho e exercícios de avaliação de conhecimentos, bem como resumos destinados aos alunos. Todos estes conteúdos estão nas páginas da Internet (http://www.cnpd.pt/ ou em http://dadus.cnpd.pt/), onde os professores que aderirem a esta iniciativa poderão registar-se para aceder a todas as informações e imprimir os materiais necessários. Foi, de igual forma, criado um endereço electrónico para permitir um contacto directo entre os professores e o Projecto: projectodadus@cnpd.pt , através do qual os professores podem colocar questões, solicitar apoio, partilhar experiências ou fazer sugestões. No que concerne à componente extra-escolar, foi elaborado o Blog do DADUS em http://dadus.blogs.sapo.pt/, onde os alunos podem encontrar jogos, passatempos, histórias e banda desenhada, para apoiar a sua aprendizagem de forma lúdica e, ao mesmo tempo, participar directa e activamente no Projecto DADUS, levantando dúvidas, partilhando as suas experiências e publicando trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projecto. Foram ainda produzidos pela CNPD um cartaz alusivo ao Projecto Dadus e um dossier/ guia para os professores arquivarem os materiais de apoio retirados do Site do Projecto Dadus. Em Maio de 2008, o Projecto Dadus criou, no seu site, um espaço especialmente dedicado aos pais e encarregados de educação, no qual é disponibilizada informação teórica e prática, seguindo os conteúdos das unidades temáticas, a pedido dos próprios pais.

Este projecto tem sido um sucesso.



Sem comentários:

Enviar um comentário