sexta-feira, 15 de maio de 2009

Social Bookmarking

Para hoje ainda vos reservo outra surpresa: o Social Bookmarking. Este constitui um sistema de bookmarks, favoritos ou marcadores online, que disponibiliza, gratuita e publicamente, os favoritos dos utilizadores na internet. Assemelha-se aos favoritos que costumamos definir quando queremos gravar um site, mas que só está acessível no computador em que gravámos esse favorito. Com o Social Bookmarking, podemos aceder a todos os nossos bookmarks ou favoritos em qualquer computador. Diria que é uma espécie de agenda não telefónica, mas de sites, onde, além disso, podemos registar anotações sobre o teor de cada site e acrescentarmos etiquetas, tags em inglês, que permitem chegar mais facilmente ao site que pretendemos. Acrescente-se a isso, o facto de além de pesquisar as nossas tags, podemos aceder a tags de outros utilizadores, o que permite estabelecer uma rede, uma teia gigante em torno de vários interesses, vários tipos de informação, enfim, descobrir novas ligações, novos sites relacionados com o assunto que pretendemos, o que potencia a partilha e colaboração. Assegura ainda uma grande segurança, uma vez que se tivermos qualquer tipo de problema no nosso computador, a nossa lista de e-mail está assegurada. O mais popular serviço Social Bookmarking é o del.icio.us (www.delicious.com), o qual utilizo. Penso que é de muito fácil utilização, pois depois de nos registarmos, para criar um tag, basta ir a “save new bookmark” et voilà! Penso que é intuitivo e o “jeitaço” que dá em qualquer situação, quer seja numa situação profissional, para termos sempre conosco (em português de Portugal) ou connosco (português do Brasil), quer numa situação de lazer. Para o ensino, acho que se tivesse conhecido este programa há mais tempo, poderia ter uma lista muito maior de tags, o que me permitiria manobrar com uma rede muito maior de conhecimentos. Tal vem de encontro ao paradigma actualmente vigente com Bolonha que é precisamente munir os alunos de competências na e para a busca dos conhecimentos, deixando a excessiva memorização, repetição, reprodução das ideias do professor de forma doutrinal (nalguns casos, porque quem frequenta a Universidade, percebe que há realidades e realidades) de assumir um papel tão sagrado. Se se incutir este hábito, o que pretenderei fazer já para o ano, no meu ano de estágio, nos alunos, estes gozarão de uma lista incomensurável e valiosíssima de conhecimentos, que lhes serão muito úteis. A mesma forma aplica-se aos actuais professores, e outras áreas de conhecimento, humanísticas, matemáticas, da área da saúde, etc. Espero que seja útil, fiquem bem!!! Mais um recado, gozem o último dia de concertos, para quem for ao Enterro da Gata 2009 da Universidade do Minho!!!
(Referência webgráfica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Social_bookmarks; Fonte da imagem: http://www.rotorblog.com/wp-content/uploads/2008/08/delicious_screen.jpg).

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