segunda-feira, 18 de maio de 2009

Educa(Blog)ção

Hello! Bonjour! Olá! No decurso de uma das aulas de Tecnologia Educativa, realizámos uns vídeos baseados em textos facultados pela docente da unidade curricular, cujo nome ainda não tive o prazer de declamar: Professora Doutora Maria João Gomes. Devido a isso, e como o tema era as potencialidades dos blogues, gostaria de regressar um pouco à questão dos blogues e referir algumas ideias importantes que o grupo do qual faço parte pôs no vídeo. Antes disso, de referir que uma das primeiras experiências em Portugal no que concerne à utilização dos blogs na educação parece ter ocorrido na Universidade do Minho, no âmbito do curso de Mestrado em Informação e Jornalismo e deu origem, a 11 de Abril de 2002 à criação do blog “Jornalismo e Comunicação”. A nível mundial o fenómeno dos “blogs educativos” ou “edublogs” constitui já uma prática de intervenção pedagógica e um domínio de estudo e investigação. O vídeo designado de “A Blogosfera com os alunos”, começa por referir-se ao termo blog. Este é a abreviatura do tema original de língua inglesa webblog, utilizado pela primeira vez em 1997, por Jorn Barger. Trata-se de uma página na Web, que se propõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens, constituído por imagens e textos de pequenas dimensões, que podem ter links para sites de interesse, comentários, pensamentos, reflexões pessoais do autor apresentados de forma cronológica. O blog pode ser um simples arquivo de links, enriquecido com comentários e descrições, constituindo um registo digital das reflexões e das emoções ou então apresentar-se como um espaço de troca de ideias e de confronto de perspectivas, procurando a participação de todos os que o visitam. Enquanto recurso pedagógico, os blogs podem ser um espaço de acesso de informação especializada e de disponibilização por parte do professor. Enquanto estratégia pedagógica, os blogs podem assumir a forma de portfólio digital, pode ser um espaço de intercâmbio e colaboração, pode constituir um espaço de debate e de integração, bem como ser um espaço de comunicação. Os blogs proporcionam um desenvolvimento de competências associadas à pesquisa e selecção de informação, produção de textos verbais escritos e orais, de diversos serviços e ferramentas da Web. Além desta função mais ligada à educação e ao ensino, os blogs podem assumir um carácter mais lúdico, artístico, político, desportivo. Na minha concepção de blog, penso que ele pode e deve reunir todas elas, pois todas elas estão ligadas umas às outras e influenciam a maneira de agir de cada um. Ao fazer referência a um determinado assunto, estará obviamente presente no meu discurso de forma explícita ou implícita as minhas opiniões, vivências, concepções sobre outros aspectos. Um blog modelo (penso que todas as escolas deveriam ter um blog oficial e penso que essa tendência já se está a verificar): Blogues da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

Referência Bibliográfica: Gomes, Maria João (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Universidade do Minho – Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa
mjgomes@iep.uminho.pt
(Fonte da imagem:www.fmatt.com/.../uploads/2007/08/your-blog.gif).

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