quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aceitas o desafio?

Na aula de hoje, 19 de Maio, falámos da Caça ao Tesouro e da Webquests com o professor João Baptista. Na Caça ao Tesouro, temos um conjunto de perguntas directas e são fornecidos uma série de links para que os alunos possam copiar e colar, a partir da informação que encontram na net. Esta actividade/estratégia permite que os alunos se familiarizem com a World Wide Web e que pratiquem a acção de copiar e colar informação. No que concerne a WebQuest, etimologicamente, remete para a soma de duas palavras, designadamente, Web (rede de hiperligações) e Quest (questionamento, busca e pesquisa). O conceito da WebQuest surgiu em Fevereiro de 1995, na San Diego State University (SDSU) pelo professor Bernard Dodge e o seu colaborador Thomas March, no âmbito das actividades propostas na disciplina EDTEC 596, "Interdisciplinary Teaching with Technology". A WebQuest é uma actividade didáctica, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet. Esta estratégia educativa concretiza-se em actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web. Este conceito é, por vezes, traduzido como Aventura na web ou Desafio na web. Tais actividades são preparadas pelos docentes. Ao realizar esta actividade e ao contrário da Caça ao Tesouro, os alunos têm que pensar, reflectir, resumir, sintetizar as informações, enfim, transformam informações em conhecimento. A WebQuest tem 6 componentes: introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão (obrigatório). É identificada com os 3 r: real, relevante e rica. É uma boa estratégia para o professor. Pode ser utilizada como uma estratégia de ensino ou pode ser um objecto de estudo para uma dissertação de mestrado. Tem como objectivos educacionais: utilizar tecnologias, garantir o acesso às informações autênticas e actualizadas, promover aprendizagem cooperativa, desenvolver habilidades cognitivas, transformar informações activamente, incentivar a criatividade, favorecer o trabalho de autoria dos professores e favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos. Penso que, para além do espírito crítico, poder de sintetização, de processamento de informação, familiarização com a Internet, esta aventura na Web pode e DEVE incrementar competências de trabalho de grupo, em equipa, trabalhar cooperativamente. Hoje em dia e sinto isso todos os dias sem excepção, creio que as pessoas, os jovens, os universitários, estudantes do secundário, do ensino básico, profissionais têm cada vez menor capacidade de trabalhar em equipa. Claro que estamos num mundo cada vez mais individualista e impessoal, mas penso ser essencial fomentar tal competência. Porém, não estou a ser retórico ao dizer isso. Num verdadeiro trabalho de grupo, todos deveriam dar o máximo, todos deveriam contribuir para que se alcançasse o melhor, o sublime e não contentar-se nem com o mediano nem em deixar os outros trabalharem e ficarem à “sombra da bananeira”. Considero que se tal comportamento não fosse tão vincado na nossa sociedade actual, se todos pensassem e trabalhassem em conjunto, cada com as suas capacidades e limitações, o mundo, no bem de todos, na Res Publica, em latus sensus, a sociedade seria um lugar muito mais justo e agradável. Pensem nisso!!! Vou desenvolver uma WebQuest e depois trarei mais informações úteis para todos os cibernautas.
Referência Webgráfica://www.iep.uminho.pt/tce2ecc .
Fonte da imagem: http://www.badajoz.org/appex/webquest.htm).

Sem comentários:

Enviar um comentário