terça-feira, 30 de junho de 2009

O caldeirão mágico dos tempos modernos


Um Quadro Interactivo é mais uma maravilha do mundo moderno. É uma superfície que pode reconhecer a escrita electronicamente e, para funcionar, necessita de um computador. Os quadros electrónicos são usados para capturar apontamentos escritos na superfície do quadro, utilizando canetas próprias para tal que utilizam tinta electrónica, e/ou para controlar (seleccionar e arrastar) ou marcar notas ou apontamentos numa imagem gerada por computador e projectada no quadro vinda de um projector digital. Os quadros interactivos estão cada vez mais a substituir os quadros negros e os quadros de tinta, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação. Funcionam como um ecrã de computador gigante, ao projectar-se a imagem do computador para o quadro por um projector externo. O computador pode ser controlado pelo quadro interactivo dado que existem sensores no quadro que, quando activados em diferentes locais, atraem o cursor do rato para lá. Há diversos tipos diferentes de quadros interactivos, com diferentes formas de controlar o computador através deles: os electromagnéticos, os sensíveis ao toque e os infravermelhos. O quadro interactivo SMART Board é o único quadro interactivo do mundo que permite o toque directo do dedo na superfície. Os quadros interactivos estão disponíveis em duas formas: Projecção de Frente ou Projecção de Trás.
Os quadros interactivos são usados em muitas escolas como substitutos dos tradicionais quadros para proporcionar aos alunos meios de mostrar material no computador. Quais são as suas potencialidades? Reduzidas, ínfimas se for utilizado apenas como se tratasse de um modo de apresentação, em que se passe infindáveis textos e mais textos. Imensas, caso se encare tal objecto como uma ferramenta pedagógica, um recurso tecnológico, interactivo, dinâmico, que possa servir para que em cada professor haja um Picasso, um Pitágoras. Graças a este recurso ou ferramenta, esquemas, gráficos, diagramas, retratar a evolução das borboletas, podem surgir tendo na mão uma das varinhas mágicas do século XXI, o rato/teclado ou uma caneta que permite utilizar o quadro. O Quadro Interactivo oferece aos alunos a possibilidade de resolver tarefas e problemas de matemática no quadro, a oportunidade de demonstrar o seu conhecimento numa matéria específica e possibilita ao professor guardar anotações da lição e do desempenho de cada aluno. Permitem, igualmente, que os professores possam guardar material didáctico criado por eles, para posteriormente, mostrá-lo à turma, para que possa ser utilizado pelos alunos. Tal pode tornar-se bastante benéfico para alunos. Nos ficheiros guardados constará a apresentação exacta da matéria que ocorreu na sala de aula, incluindo as instruções dadas pelo professor em formato áudio. Tudo isto pode ajudar a transformar a aprendizagem e a cimentar os conhecimentos adquiridos. Será profícuo se servir para um ensino/aprendiagem, nempassivo, nem activo, mas interactivo, em que o professor se afigure como um facilitador dos conhecimentos, como um condutor e não como transmissor.
Tem aplicabilidade quer para miúdos de 4, 5 ou 6 anos, quer para adolescentes, quer ainda na Universidade. Agora, claro, grande parte do sucesso deste instrumento depende do seu utilizador, da habilidade, criatividade e pedagogia de cada um. Invocando um dos vídeos visionados na aula de Tecnologia Educativa, o do HelpDesk, este consiste em fazer perceber a dificuldade que uma espécie de monge sente para abrir um livro. Para isso, recorre ao Helpdesk, ao gabinete de ajuda. É uma analogia para o que acontece hoje em dia em relação ao computador e tudo a ele inerente. De facto, o povo costuma, na sua sabedoria ancestral, dizer que burro velho não aprende línguas. No entanto, e apesar de pequenino se torcer o pepino, só não aprende quem não tiver abertura, vontade e motivação para tal, pois nunca é tarde para aprender. Mas isto aplica-se quer aos velhos, quer aos novos. Quero acreditar, apesar dos graves paradoxos que todos, quer queiram, quer não, conseguem ver e sentir, que evoluímos e assim, como se evoluiu de uma sociedade sem escrita, para uma com escrita, de uma sociedade baseada nos livros, pergaminhos, para uma sociedade informática, tecnológica, devemos acompanhar esta evolução. Pode não ser fácil, não é com certeza, mas afigura-se fundamental acompanhar este movimento. Diferentes tempos, diferentes modas. É necessário adaptações, espírito aberto. É tudo menos fácil para quem não cresceu com o computador, acomodar e assimilar este objecto, mas se existimos, é porque penamos e se pensamos, podemos sempre aprender. Este é mais um caso. Fiquem bem!!!
Referências Bibliográficas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_Interactivo">http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_Interactivo.
Fonte das imagens: www2.algardata.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário