segunda-feira, 27 de abril de 2009

Blogues: uma moda ou um paradigma

Olá a todos! Gostaria de reflectir e de escrever sobre os blogues, a importância ou não que estes se revestem e mais especificamente a sua utilidade para o processo ensino-aprendizagem.
De facto, hoje em dia, a tecnologia é valorizada como nunca e também como nunca, quem não a utiliza fica numa espécie de ilha deserta, rodeada pela imensidão do «oceano tecnológico»! Não quero julgar quem a utiliza ou quem não a utiliza, pretendo realçar, pelo contrário, as vantagens que o seu uso pode comportar. A tecnologia é importante, muito útil quando não se sobrepõe aos homens, ao seu diálogo cara-a-cara, ao seu contacto, à amizade, ao amor «directo», enfim, à Humanidade!!!
Após essa grande ressalva, devo dizer que utilizo e reconheço grande valor à tecnologia. Neste caso concreto, vou reportar-me unicamente aos computadores, ao seu acesso à internet e no fim da linha, aos blogues. Não é preciso ser um génio para reconhecer o «boom» tecnológico que temos assistido nestas últimas décadas, nomeadamente, os computadores e afins. Posso até ser considerado como fazendo parte da «geração computador», «geração informática». No entanto, a minha formação leva-me a não sobrevalorizar o uso, a vivência excessiva do e no computador. Utilizo, ainda assim, enormemente o computador na Universidade e posso dizer que a única coisa que me pode ligar a um surfista, é o facto de navegar na net. A World Wide Web afigura-se como cofre mágico onde se tem tendência, em demasia na minha opinião, em ir buscar as respostas, os conhecimentos que precisamos. Devido a isso, menosprezamos os dicionários, as enciclopédias, os livros, as bibliotecas, os arquivos. É, no entanto, inegável o valor da WWW, ou seja, da internet. Através da internet, podemos, entre outras coisas, criar um blogue. Um blogue e segundo o primeiro vídeo apresentado na unidade curricular de Tecnologia Educativa (You tube - Pedagogia do blog) é um diário virtual, onde podemos deixar as nossas impressões sobre o que quisermos, uma ferramenta pedagógica que integra professores e alunos, que permite uma troca de experiências, permite interagir com o mundo inteiro. No que diz respeito ao professor, o blog ou blogue pode ser utilizado como estratégia ou recurso. Como recurso, pode servir como repositório de conteúdos seleccionados pelo professor. Como estratégia, o aluno selecciona e pesquisa os conteúdos. Defendo, como futuro professor de História e Geografia, o uso das novas tecnologias e assim, dos blogues inserido no paradigma de ensino-aprendizagem construtivista, activo, numa interactividade entre professor e alunos. Ou seja, não podem ser utilizados apenas como moda ou como substituto do professor. Devem ser aproveitados, pelo contrário, para facilitar a comunicação entre professor e alunos, pode servir para o ensino à distância, para a dinamização das aulas, criatividade, originalidade, para que o trabalho dos alunos possa estar acessíveis a todos e poder contribuir para o melhoramento de diversas situações, como forma de intervenção e protesto, para a criação de verdadeiras comunidades pensantes, activas e preocupadas no melhoramento do nosso mundo.
Por hoje é tudo, fiquem bem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário