Olá novamente! Gostaria de vos dar a conhecer um projecto que realizei com os meus colegas de História e Geografia, no âmbito da unidade curricular de Cidadania e Ambiente, referente ao presente ano lectivo, cujo professor da respectiva unidade curricular é professor Doutor Francisco Costa. Estou ansioso por falar dele, porque todos nós (o grupo) achamos que é perfeitamente possível realizar tal projecto e simultaneamente, alertar para o ambiente. É um projecto de educação ambiental, que pretende reabilitar uma zona do campus de Gualtar da Universidade do Minho, localizado entre o Complexo Pedagógico 2 (CP2) e o Instituto de Educação e Psicologia (IEP). É uma área quase selvagem, que não é, de facto, aproveitada. Defendemos que tal área poderia tornar-se num local de estudo, de tempos livres, para a prática desportiva e cultural em que todos, independentemente, de serem utentes da UM ou não, poderiam ir para lá, para realizar diversas actividades, ao ar livre, sem gastar energias, ar condiconado, etc. É um projecto na Universidade do Minho, para a universidade e pela universidade. Fica aqui a ideia para o próximo reitor (quando for eleito, uma vez que hoje em dia, estamos, permitam-me a extrapolação, num período de sede vacante).
O ambiente é de todos e por isso, uma vez que a minha liberdade acaba quando começa a do outro, respeitemo-nos, respeitemos as gerações futuras e respeitemos o ambiente. Fiquem bem, organizem o condomínio da Terra e sejam verdes só nisso (pois eu sou azul e branco)!!!
"A questão ecológica nos dias de hoje assumiu tais dimensões que nela está envolvida a responsabilidade de todos (…). Há uma necessidade urgente de educação para a responsabilidade ecológica (…). Hoje em dia, vai-se falando cada vez mais frequentemente do direito a um ambiente seguro." (João Paulo II, 1 de Janeiro de 1990).
Fonte da imagem: Google Earth.
Sem comentários:
Enviar um comentário